Antes do ‘sim’, existe um capítulo só de vocês dois.
O ensaio pre-wedding é mais do que uma sessão de fotos.
É um respiro no meio da correria, um instante só de vocês dois: leve, livre, verdadeiro.
É quando as histórias começam a ganhar forma, sem pressa e sem protocolos.
Aqui reunimos algumas dicas que aprendemos ao longo de muitos ensaios. Tudo para que a experiência de vocês seja leve, natural, verdadeira e inesquecível. Respirem fundo e aproveitem. A gente cuida do resto.
Porque fazer um ensaio?
Mais do que fotografias bonitas, o ensaio pré-casamento cria algo muito importante: conexão. Com os fotógrafos e videomakers de vocês. Com o processo. E, principalmente, entre vocês dois.
É quando vocês percebem que não precisam saber posar, nem performar. Basta sentir. As imagens que nascem daqui são lembranças reais dessa fase: leve, íntima e única.
Quando fazer o nosso ensaio?
O ideal é realizar o ensaio entre dois e quatro meses antes do casamento.
Nesse período, a ansiedade ainda não tomou conta da agenda e conseguimos escolher com calma o melhor dia, horário e cenário. A luz também faz diferença: início da manhã ou final da tarde trazem aquela atmosfera suave, que abraça e valoriza cada gesto. As estações do ano influem diretamente sobre isso. Por isso, mesmo que optem por fazer mais próximo ao casamento, planejamento é a chave.
— Fábio, e se a gente quiser usar as fotos para um save the date?
Aí podemos nos programar pra fazer bem antes. O ideal, nesse caso, é de 6 a 9 meses antes do casamento, dependendo muito do cronograma que vocês estão preparando para esse dia.
— Fábio, e se faltar pouco tempo para o casamento?
A gente se ajeita e faz também, não tem tempo ruim pra isso! Já fizemos ensaios até uma semana antes do casamento. O que vale é curtir o momento.
Existe um lugar ideal?
Existe o lugar que faz sentido para a história de vocês.
É esse lugar que buscamos.
Pode ser o campo, a praia, a cidade, a montanha ou aquele cantinho que faz parte da trajetória de vocês. Pode ser onde se conheceram, onde gostam de estar, ou simplesmente onde se sentem livres. Pode ser até a casa de vocês.
Nesse período pré-casamento, surgem muitas referências, tendências e opiniões. Mas, acima de tudo, existe algo que importa mais: ouvir o próprio coração. Nem sempre o que está em alta representa quem vocês são. E, quando representa, tudo bem também. Cada história tem sua forma e não existe certo ou errado aqui.
Locais com boa luz natural e espaço para caminhar ajudam muito, mas, no fim, o que transforma a fotografia é a conexão de vocês dentro desse espaço escolhido.
O cenário ideal não é o mais famoso, mas o mais verdadeiro.
Pensem nisso na hora da escolha.
Como é a dinâmica do ensaio?
Vistam-se de vocês mesmos e se entreguem ao momento.
— Fábio, e quais roupas a gente deve usar?
Roupas confortáveis, com movimento e em tons suaves funcionam muito bem porque não competem com o que realmente importa: a relação de vocês. Evitem peças muito rígidas ou chamativas. Prefiram aquilo que vocês vestiriam em um dia especial juntos. Se quiserem, podemos pensar em dois looks: um mais leve, outro um pouco mais arrumado. Isso traz variedade sem perder naturalidade. Mais do que isso, vocês perdem tempo e conexão. A gente não aconselha.
— Fábio, podemos levar algo especial?
Claro! E isso costuma deixar tudo ainda mais único. Um animal de estimação, um objeto que faça parte da história, uma música que vocês gostam, um vinho, uma manta, um livro… pequenos elementos que contam quem vocês são. Nada disso é obrigatório. Mas quando faz sentido, acrescenta camadas de memória e verdade.
— Fábio, precisamos saber posar?
Essa é uma das maiores dúvidas. E a resposta é muito simples: claro que não.
O ensaio não é sobre poses. É sobre movimento, conversa, risadas, silêncio, olhar. É sobre caminhar juntos, encostar a cabeça, abraçar sem perceber. Eu conduzo o ritmo com leveza, mas o que acontece de verdade vem de vocês. As fotos mais bonitas nunca são as mais ensaiadas, são as mais sentidas.
Confie no processo
No início, quase todo casal chega com um pouco de timidez. Alguns minutos depois, isso desaparece.
Porque vocês param de pensar na câmera e começam a viver o momento. E é aí que tudo acontece.
Antes de começar vamos bater um papo com vocês, sentir como vocês estão e direcioná-los sobre como tudo vai acontecer. Ficar sem jeito no início é super natural. Faz parte. E passa rápido.
O ensaio pré-casamento não é uma obrigação. Não é um item da lista que vocês precisam dar um check.
É uma pausa. Um capítulo só de vocês.
Sem pressa. Sem expectativas.
Só presença.
As fotografias mais bonitas nascem quando vocês simplesmente vivem o instante.
Vamos criar memórias que vocês vão sentir, não apenas ver.